terça-feira, 6 de março de 2012

O que é um molde?


Molde

Como já tinha dito antes, um molde é um conjunto de peças que compõem um modelo. É um plano bidimensional correspondente a uma determinada parte do corpo, a partir do qual se obtém uma peça tridimensional.

Começamos a realizar um molde através de um croqui técnico, foto ou peças já feitas.
Ao fazer a modelagem deve-se observar todos os detalhes do modelo a ser confeccionado, isto é, devemos fazer uma leitura profunda do modelo, todos os cortes que contem, pinças, franzidos, etc.

Exemplo: temos uma saia abaixo do qual vamos fazer a leitura dos vários promenores:
1º não tem pinças na frente
2º é uma saia em evasé
3º tem um cinto relativamente baixo (neste tipo de cintos, usamos entre 2 a 2,5cm)
4º a bainha também é baixa
5º tem fecho no meio costas (o fecho neste tipo de saias vai normalmente de 18 a 20cm)


Após análise do modelo, seguimos a seguinte metodologia:

Molde base Molde representativo do corpo humano, a partir do qual se realizam transformações tanto em configuração como em dimensão, de forma a obter-se os moldes do modelo desejado (normalmente o mesmo molde base possibilita várias transformações).
Fazemos a construção do molde base a partir de medidas tiradas do corpo humano ou medidas standard dadas numa tabela de medidas.  

Transformação - Para a saia que vimos acima, primeiro alongamos a linha da pinça até ao fundo, esta vai ser recortada e ao mesmo tempo fechamos as pinças, que pela figura deixam de existir.


Este processo vai fazer com que as pinças deixem de existir e ao mesmo tempo o fundo alarga para assim ficar em evasé.

Molde final – Molde da peça com valores de costura e de bainha e com todas as informações necessárias para a construção do modelo.

Valores de costura no molde final – Medida a acrescentar paralelamente ao bordo do molde para permitir a execução das costuras do modelo. Esta medida varia consoante o tipo de costura e o tipo de peça.



Identificação do molde - informações indispensáveis que devem constar no molde, especialmente nos moldes finais.

Fio direito – sentido do tecido paralelo à ourela. Indica a posição em que o molde deve ser colocado no tecido.  

Referência – código que identifica todos os moldes que compõem um modelo, é representado por letras ou números (ex: saia evasé).
Designação – nome que identifica os diversos moldes que compõem um modelo (ex: frente, costa, cinto, etc…).
Tamanho – designa o tamanho a que corresponde todos os moldes (ex: 36, 38, 40, 42, etc…).
Nº de vezes a cortar – indica o número de vezes que poderá ser riscado cada peça do molde de forma a obter todos os componentes necessários para a montagem do modelo (ex: 1X, 2X, etc…).
Furos – Marcas efectuadas no interior do molde de forma a assinalar pontos específicos (ex: localização de pinças, bolsos, etc...).
Picos – Marcas efectuadas no bordo do molde, transferidas das linhas de construção, que assinalam pontos específicos (ex: localização de pregas, comprimentos, etc…).

Sem comentários:

Enviar um comentário